quarta-feira, 15 de maio de 2013

MEDITAÇÃO-DOM DA SABEDORIA




O dom da Sabedoria pode ser definido como uma disposição sobrenatural da inteligência que leva a dar valor àquilo que diz respeito às coisas de Deus e à glória de seu nome. "A sabedoria vale mais que as pérolas e jóia alguma a pode  igualar" (Prov 8, 11). O dom da sabedoria não se aprende nos livros mas é comunicado à alma pelo próprio Deus, que ilumina e enche de amor a mente, o coração, a inteligência e a vontade
Sabedoria Humana e Sabedoria Divina
A sabedoria humana é falha. A sabedoria divina é plena e perfeita. Unicamente Deus tem a plenitude da sabedoria, e somente Ele nos pode dá-la, pelo dom da sabedoria.

"Pois a loucura de Deus é mais sábia do que os homens, e a fraqueza de Deus e mais forte do que os homens. Vede, irmãos, o vosso grupo de eleitos: não há entre vós muitos sábios, humanamente falando, nem muitos poderosos, nem muitos nobres. O que é estulto no mundo, Deus o escolheu para confundir os sábios; e o que é fraco no mundo, Deus o escolheu para confundir os fortes." - (I Cor 1,25-27).
O Dom da Sabedoria
O Espírito Santo nos dá o dom da sabedoria, que é um dom de santificação. Dá-nos, também, o dom da palavra de sabedoria, que é um dom de serviço, ou seja, um dom carismático. É um dom que nos faz melhor entender nossa vida sobrenatural e nos faz saborear esse entendimento. O dom da sabedoria fortalece em nós as virtudes infusas e todos os demais dons de santificação. Nossa fé se torna inabalável, porque experimentamos as verdades reveladas. Nossa esperança é fortalecida, pois saboreamos a presença amorosa de Deus, com a certeza de que iremos saboreá-la com toda a intensidade na vida eterna. Nossa caridade se aperfeiçoa, pois agimos pelo amor de Deus no nosso coração. Pelo dom da sabedoria, as virtudes cardeais (prudência, justiça, fortaleza e temperança) são praticadas com deleite.
Nossa Senhora e o Dom da Sabedoria
Maria tinha todas as virtudes no mais alto grau. São Jerônimo nos aconselha: "Tome Maria como exemplo de virtudes".
Maria teve também a plenitude dos dons. Edificou sua vida sobre os sete dons de santificação. A virgem recebeu, mais do que qualquer outra pessoa, o dom da sabedoria.
A sabedoria celeste a fez compreender e aceitar o plano de Deus para sua vida e, ao mesmo tempo, a encheu do mais puro e intenso amor a Deus e ao próximo. Assim a vemos na anunciação, na visita a Isabel, no nascimento de Jesus em Belém, na apresentação do menino Jesus no Templo, na fuga para o Egito, no reencontro com Jesus no Templo, nas bodas de Caná, aos pés da cruz e no Cenáculo.
Como nos Abrir a esse Dom
1. A sabedoria é um dom que Deus promete conceder a quem o pedir com fé (Tg 1,5).
2. Ler e meditar a oração de Salomão, pedindo a Deus o dom da sabedoria (Sb 9,1-18).
3. Procurar saborear tudo o que se relaciona com Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário